POLIOMIOSITE E DERMATOMIOSITE

POLIOMIOSITE E DERMATOMIOSITE



O que é?

A poliomiosite e a dermatomiosite são doenças auto-imunes classificadas como miopatias inflamatórias idiopáticas, ou seja, inflamação das fibras musculares de causa desconhecida. Na dermatomiosite as alterações inflamatórias envolvem também a pele.Sua causa é desconhecida. Fatores genéticos e virais podem contribuir para o desenvolvimento das doenças.A poliomiosite e a dermatomiosite são mais frequentes no sexo feminino, numa proporção de três mulheres para um homem. Em relação à faixa etária podem ocorrer em qualquer idade, tendo dois picos de incidência: um na infância e outro na 5ª década de vida.

Sintomas

São doenças de instalações progressivas. Febre, quebra do estado geral e artralgias (dores nas articulações) podem ocorrer no decurso da doença. A queixa principal consiste na fraqueza dos músculos proximais (mais próximos do tronco).
Na dermatomiosite, além dos sintomas referentes à fraqueza dos músculos, existem lesões na pele como manchas violáceas nas pálpebras superiores, formações escamosas de coloração violácea nas faces dorsais dos dedos, cotovelos e joelhos e agravamento das lesões com o sol.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através dos dados clínicos com exames complementares como: Enzimas musculares, Eletromiografia (EMG) e Biópsia muscular.

Tratamento

O tratamento é adaptado de acordo com as necessidades de cada doente. Mas a medidas gerais são: Repouso na cama, Fisioterapia, Ginástica respiratória e o usos de Corticosteróides como tratamento farmacológico.

REFERÊNCIA:

http://www.spmi.pt