A Instituição



Missão:

“Oferecer ensino de qualidade, com ênfase na aprendizagem, no conhecimento, na pesquisa, pós-graduação e extensão, preparando cidadãos com formação humanística, ética e responsabilidades profissionais e sociais, a fim de possibilitar sua participação crítica e efetiva na construção da cultura e da sociedade brasileira.”


Visão:

“Ser uma Instituição líder em educação, oferecendo qualidade excelência em seus produtos, serviços e soluções para atender a um mundo em transformações.”



Histórico
O projeto sonho de um grupo de empreendedores da educação fez nascer uma Instituição de Ensino Superior Privada na cidade, com foco na concepção de educação, ciência e cultura como amplo e aberto processo vital e dialógico em que se integram os indivíduos e os grupos humanos na sua formação e no seu desenvolvimento integral. Havia o anseio de atender à população local, dando oportunidades de nossos jovens se qualificarem sem precisarem se deslocar para outros centros.
Assim, os idealizadores da FAINOR entenderam que esse projeto educacional abrangeria momentos de conscientização, da socialização e do compromisso histórico das instituições na construção do mundo, preservando sempre, como fundamento do qual depende a liberdade e a autonomia da consciência individual. Essa dialética se exprime da articulação dos postulados da ética, da justiça e da solidariedade.
A FAINOR foi Credenciada pela Portaria MEC nº 1.393 de 04 /07/2001, Publicada no Diário Oficial da União de 09/07/2001, tendo começado a funcionar com os seguintes cursos: Ciências Contábeis, autorizado pela portaria MEC n° 1.393 de 04/07/2001, e reconhecido pela Portaria MEC nº 804, de 20/09/2007.   Administração, com habilitação em Agroindústria, autorizado pela portaria MEC nº 1399 de 04/07/2001, reconhecido pela portaria MEC nº 685, de 11/05/2009 e Engenharia da Computação, autorizado pela portaria MEC nº 1.400 de 04/07/2001 reconhecido pela portaria MEC nº 804, de 20/09/2007.
O início de suas atividades acadêmicas de ensino ocorreu no dia 03 de setembro de 2001 e foi um marco na história da FAINOR, pois havia a expectativa de que a semente plantada por seus idealizadores, desse flores e frutos ao longo da história.
No final de 2002 o Curso de Direito foi autorizado pela portaria MEC nº 3.355 de 05/12/2002, reconhecido pela portaria MEC nº 214 de 10/03/2008.
Dando sequência a um planejamento de expansão da Faculdade, foram autorizados os Cursos de Engenharia Elétrica (portaria MEC nº 960, de 25/11/2008); Enfermagem (portaria MEC nº 135, de 29/01/2009); Farmácia (portaria MEC nº 991, de 01/12/2008) e Fisioterapia (portaria MEC nº 377, de 19/03/2009).
No ano de 2010, foram autorizados dois novos cursos: Arquitetura e Urbanismo (portaria MEC nº 1.205, de 27/08/2010); Engenharia de Produção (portaria MEC nº 1.150, de 25/08/2010); Neste ano de 2011 o curso de Odontologia foi autorizado através da portaria MEC nº 131, de 13/01/2011.
Ao longo dos seus quase dez anos de existência, a FAINOR, mesmo sendo uma Faculdade ainda muito jovem, conquistou o reconhecimento social e tornou-se uma importante Instituição de Ensino Superior da Cidade, da Região e da Bahia, desempenhando papel fundamental na expansão do número de vagas desse nível de ensino, em várias áreas do conhecimento,  ampliando o acesso da população a um ensino superior e de qualidade.
Atualmente, a FAINOR vem desenvolvimento um novo ciclo, em seu processo de crescimento.Sem título 1 Várias ações estão sendo implementadas visando oferecer à comunidade cursos de pós-graduação lato sensue Stricto Sensu, como mecanismo de estabelecer uma política de qualificação contínua, oportunizando aos profissionais da cidade e região, uma sistemática de profissionalização continuada. Os cursos de pós-graduação lato sensu em andamento pela IES são: Metodologia e Gestão do Ensino Superior; Análises Clínicas e Toxicológicas; Fisioterapia Cardiorespiratória com ênfase em UTI; MBA Gestão de Pessoas; Gestão de Organizações Aprendentes; Logística e gestão da Cadeia de Suprimentos; MBA em gestão de Pessoas. E está em andamento o processo de oferta do primeiro curso de pós-graduação Stricto Sensu, em nível de mestrado, em convênio com a Universidade Federal da Paraíba – UFPB, com o Curso: Gestão de Organizações Aprendentes.
Ainda como parte dessa nova fase, a FAINOR tem o intuito de viabilizar cursos de graduação (a exemplo do curso de Engenharia Civil, protocolado no MEC) e pós-graduação; implementar cursos tecnológicos superiores (protocolado no MEC -  Estética e Cosmética, Design de Moda e Redes de Telecomunicações).
Outro aspecto fundamental para a sua consolidação como uma Instituição preocupada com o desenvolvimento sustentável da comunidade envolve as atividades de extensão e de pesquisa que deverão ser ampliadas e implantadas, como forma de contribuir para a produção e disseminação do conhecimento, focalizando na socialização desse conhecimento junto às comunidades, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e inserindo as questões e demandas sociais no espaço de discussão da faculdade, em seus diversos cursos e, contribuindo, ainda, para a aproximação do nosso corpo discente do mercado de trabalho e inserindo profissionais preparados para desenvolver atividades que conduzam a sociedade a um patamar de desenvolvimento e sustentabilidade com qualidade, realizando, assim, a sua missão institucional.
Esse processo de crescimento institucional é seguido da necessidade de investir na modernização tecnológica e em modelos de gestão que possibilitem a expansão da Faculdade de forma colaborativa e participativa, o que evidencia a relevância do capital humano como um elemento alavancador do seu desenvolvimento.




Infraestrutura
A FAINOR tem um espaço especialmente criado para todos os alunos. Sempre em expansão, a área construída possui prédio de aulas, área de convivência, biblioteca, quadras, banheiros, guaritas de segurança, biblioteca, laboratórios, prédio administrativo e outros tantos.